Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Com Amor É Mais Fácil!


Num momento em que a mídia nos envolve com programas que apresentam os melhores (e os piores) momentos do ano que está terminando, fazer o balanço anual da nossa vida é quase um rito e a reflexão sobre a nossa história pessoal é inevitável.

Analisando o que “deu certo” e o que “não deu”, fica evidente que situações bem sucedidas só aconteceram porque houve uma boa dose de dedicação e que as falhas aconteceram pela falta dela.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Pressão: Você está Estressado?

Publicado esta semana, infográfico que apresenta as 10 maiores fontes de estresse profissional. Confira se você está na relação abaixo:



10º Lugar: METAs
A tática de estabelecer metas é uma prática muito comum no mundo corporativo contemporâneo. É uma excelente ferramenta de motivação para os funcionários, que a cada mês ganham novos objetivos e metas mais altas.
O fato é que a política de metas mantém o funcionário em estado de alerta e o não cumprimento destes objetivos pode gerar um estresse muito grande.


domingo, 27 de novembro de 2011

Um ponto importante.


O professor chegou à sala de aula e, avisando aos alunos de uma prova-relâmpago, foi distribuindo as folhas da prova com o texto virado para baixo, como de costume.  
Todos aguardaram assustados o teste que viria.
Observando a expressão de surpresa dos alunos após desvirarem a prova, e constatarem que não havia nenhuma a pergunta ou texto, somente um ponto negro, no meio da folha, disse:
- Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.

domingo, 20 de novembro de 2011

Cuide da imagem.


6 atos de risco para sua imagem no trabalho

Carreira não se faz apenas de metas atingidas ou bom resultado ao fim de cada ciclo, mas também (e, em alguns momentos, principalmente) pela imagem que você constrói sobre si mesmo pelo caminho. Nesse ponto, os assuntos e opiniões que partem da sua baia, e-mail e boca são decisivos para essa construção.
“Tudo tem uma devida medida. O profissional precisa saber usar o bom senso”, diz o consultor organizacional Eduardo Shinyahsiki.

Confira seis posturas que podem trabalhar contra a sua boa reputação na empresa:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Competência não é tudo!


A gente cresce acreditando que, para ser alguém na vida, precisamos ter uma profissão e dominar algum conhecimento técnico e prático aplicável.
Essa percepção não parece tão clara quanto ao fato de que, na verdade, muito além da técnica, a vida profissional é uma vida de relações e isso implica no desenvolvimento de algumas competências:

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Seja acessível!



Ser acessível no mercado é uma forma de você ampliar a sua rede de relacionamentos e também obter muito mais resultado em todas as suas ações.
Se você se posicionar desta forma, você estimula que os outros o sejam com você.

Já se viu por aí muitos exemplos de pessoas, e consequentemente as empresas que elas representam, serem inacessíveis, do tipo que não respondem email, que não retornam ligações, ou só se comunicam com quem tem, no mínimo, a mesma posição, ou como dizem por aí: “o mesmo número de estrelas no ombro”.

domingo, 30 de outubro de 2011

Como anda a sua reputação?





A expressão reputação online passa a fazer parte do nosso vocabulário muito mais hoje do que há alguns anos atrás.
Tudo o que estamos fazendo (ou já fizemos) fica registrado. Os sites de jogos e downloads onde nos inscrevemos, os fóruns de discussão e blogs que participamos, mensagens que deixamos no mural de amigos, a queixa que deixamos num site de reclamações e até as nossas conversas de chat, que julgamos privadas, podem afinal, estar gravadas no computador de alguém; além é claro do “Big Brother Google” que agrega uma impressionante quantidade de informações sobre tudo e sobre todos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Design Thinking





O conceito de design thinking é o de adotar um ponto de vista empático ao lidar com a busca por soluções. Ou seja, colocar-se no lugar das pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e, assim, gerar resultados que sejam mais próximos de suas necessidades e desejos.

Ao mesmo tempo, no entanto, é preciso manter a visão aberta e atenta para que os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis.
Então, não é por acaso que a criatividade é valor fundamental para o design thinking, da mesma maneira que são fundamentais também atributos como curiosidade, características de polivalência, capacidade de trabalhar em equipe e manter o foco no usuário final.
Resumindo, o que vale para o design thinking é a capacidade de um profissional (ou uma equipe de profissionais) ou uma empresa, produzir efetivamente soluções práticas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quem será o próximo Steve Jobs?







Steve Jobs faz parte da história. Ajudou a construí-la. 
Mudou comportamentos, conceitos e a visão do mundo com uma tecnologia arrojada. Ideias absurdamente inovadoras...e simples.
Transformou gerações. Conquistou admiradores e desafetos.
Mas foi brilhante e inspirador.
Um midas da tecnologia.
Muitos nomes são apontados como um provável substituto, enquanto a humanidade espera uma nova estrela brilhar.

Quem você acha que poderá ser o próximo Steve Jobs?


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Você é Avestruz, Galinha ou Águia?



Você tem celular? Foi com essa pergunta, aparentemente banal, que Ricardo Neves começou  sua apresentação na primeira palestra da ExpoVendaMais 2011.
Há dez anos, essa pergunta faria sentido, pois a popularização do aparelho não era tão grande como atualmente. Por isso, a segunda pergunta de Ricardo para quem acompanhava sua apresentação foi sobre quem ali tinha um tablet. Com um sistema de votação eletrônica em que o resultado sai instantaneamente, 20% da plateia respondeu que possuía o aparelho.
As mudanças são rápidas e, para esta década, prometem ser ainda mais velozes. As empresas ou mesmo as pessoas podem ter três tipos de atitudes, semelhantes a estas aves:
- Avestruz: enterra a cabeça embaixo da terra e resiste às mudanças.
- Galinha: não ousa, segue o fluxo. Como dizem, de grão em grão, ela enche o papo, mas, infelizmente, uma hora vai para a panela.
- Águia: ousada, muda a rota de voo sempre que for necessário, para se adaptar às mudanças.

domingo, 16 de outubro de 2011

Você faz networking?




Networking não é sobre circular por um evento distribuindo cartões de visitas. Networking é você criar um banco de contatos de onde você tira clientes, indicações, recursos, idéias e informação. Você não precisa ir até um evento para fazer networking. Você pode fazer networking através em casa ou no escritório, no telefone e através das redes sociais.
Alguns dos contatos que você vai encontrar fazendo networking podem se transformar  em clientes, se isso não acontecer, alguns desses contatos podem vir a ser fontes de futuras indicações se você cultivá-los. 
Portanto, não olhe para seus contatos nas redes, como se fossem um simples cadastro.
Olhe para as pessoas como fantásticas oportunidades para a vida.
Os medíocres do mundo entram nas redes dos outros, os caras sem sucedidos montam suas próprias redes

domingo, 9 de outubro de 2011

CHAVE: Competência 3.0



A competência, que tanto buscamos, pode ser definida como a capacidade de entregar os resultados desejados com a menor utilização de recursos, incluindo, entre esses, o tempo.
Possuir competência é a condição para competir, para manter-se no jogo dos negócios, vivo no mercado de trabalho. Como
 diziam, nossos avós: “Quem não tem competência não se estabelece!”. Esse assunto ganhou status de método a partir dos estudos de David McClelland nos anos 70, e nas organizações adotou-se universalmente a fórmula do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), ou, como preferem alguns, Saber, Poder e Querer.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Inovação e Criatividade



Para se criar um ambiente inovador deve-se incentivar (ou ensinar) as pessoas a desenvolverem os seus potenciais criativos. E elas estão ávidas por isso. Investir no desenvolvimento do potencial criativo é o primeiro passo e a chave para transformar-se em uma empresa inovadora.

Para isso, é necessário treinamento e, sobretudo, cuidado ao escolher programas na área de criatividade. Um programa de treinamento completo compreende as fases de desbloqueio das idéias, processos criativos, mensuração dos resultados e inovação.

A criatividade acontece em três áreas: no processo, na pessoa e no produto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Líder, Gestor ou Dirigente?





Empresas precisam de pessoas focadas na integração de resultados e capazes de desenvolver pessoas, promovendo a cultura da organização.
A diferença entre um gestor, líder ou dirigente está na forma como cada um canaliza as energias da empresa em busca do que considera ser o melhor para a organização.


Gestor
Líder   
Dirigente
É um cargo formal de chefia.
O gestor é eficiente na criação de bases para resultados empresariais sustentáveis, na articulação e viabilização dos componentes mais racionais da gestão de uma empresa.
É aquele que opera com a energia que mobiliza a empresa. Seu foco está na dimensão mais emocional da gestão, formada por pessoas, liderança e cultura.
O líder é legitimado por seus liderados, que o seguem voluntariamente – o que difere do que ocorre com o gestor.
É um gestor que consegue somar, em seu perfil e em sua ação, suas capacidades com as do líder.    Seu foco não é só estratégia, processos e estrutura, ou pessoas, liderança e cultura. Juntando tudo isso, ele reconhece o fluxo natural e o altera, com uma visão de futuro que ilumina suas decisões e ações.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jequitibás e Eucaliptos


Não raro em nossa rotina diária, associamos ao nosso sobrenome, a função que exercemos na vida corporativa, acrescentando ainda, a empresa onde trabalhamos.
Nossa identidade é engolida pela função ou profissão.
A pessoa praticamente desaparece, reduzindo-se a um ponto imaginário em que várias funções são amarradas, seja a da vida corporativa ou aquela outra que exercemos fora da empresa. Passamos a ser o “fulano” da “empresa tal”.
Daí porque é tão importante nossa conduta fora da empresa. Não deixamos de ser o gerente, encarregado, coordenador só porque estamos vestindo bermuda e sandálias, no final de semana. E isso se estende, inclusive, àquela vida construída nos sites de relacionamento.

domingo, 25 de setembro de 2011

Eu elogio, tu elogias. Eles NÃO elogiam!


É natural buscar reconhecimento pela execução de um trabalho, principalmente no ambiente corporativo em que a competição e o destaque de habilidades podem significar projeção profissional. Nesse caso, o reconhecimento almejado nada mais é do que o elogio público pela conclusão de um projeto. E deve ser público, afinal, elogios apresentados a portas fechadas, não impõem valor e não produzem o efeito pretendido.
É óbvio que erros existem por toda parte. Seres humanos vivem em busca de perfeição e por isso a opinião de terceiros é tão importante.  Da mesma forma, é mais fácil censurar e criticar o valor de uma obra, mesmo reconhecendo no íntimo, o esforço e a dedicação de quem se entregou ao trabalho.

domingo, 18 de setembro de 2011

Por que ter um blog?




Blogs são excelentes ferramentas de marketing e naturalmente, de comunicação com o cliente. Um público de aproximadamente 60 milhões de brasileiros leem blogs mensalmente, uma audiência significativa que atinge os mais variados perfis de consumidores.
Em maio deste ano, a Boo-Box Sistema de Publicidade para Mídias Sociais, divulgou uma pesquisa sobre as características de audiência dos blogs no Brasil, analisando o comportamento de 34 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2011.



Tema de interesse
Visualizações da amostra no trimestre
Percentual
Entretenimento
1.5 bilhão
68%
Tecnologia
400 milhões
17%
Esporte
250 milhões
11%
Moda e Beleza
32,5 milhões
1,50%
Cultura e Educação
22 milhões
1%
Automotivos
19 milhões
0,80%
Gastronomia e Culinária
4,6 milhões
0,20%
Carreiras e Negócios
3.4 milhões
0,15%
Saúde
2.2 milhões
0,10%
Fonte: Boo-box
A pulverização de audiência e a heterogeneidade de perfis são positivas,

sábado, 17 de setembro de 2011

Amigos ou rede de contatos?



Há bem pouco tempo, ter um perfil numa rede social era sinônimo de popularidade. Disputas para ver quem acumulava mais contatos eram registradas em scrapsEra sinal de status entre a galera e indicativo do quanto você era aceito entre seus pares.

Esse enfoque mudou.

O que conta não é a quantidade contatos que você apresenta. Mas a qualidade desses contatos.  Ninguém possui 523 “amigos”. É mais provável, racional e prudente, você  construir uma rede com uma centena de contatos com objetivos e afinidades comuns.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relacionamento com o cliente



O relacionamento entre pessoas é a forma como se tratam e se comunicam.
Quando os  indivíduos se comunicam bem, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes.
Quando os indivíduos não se comunicam, ou pelo menos um deles não gosta de entrar em contato com os restantes, diz-se que há um mau relacionamento.
Mas como isso funciona com o mercado?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Linguagem nas Redes Sociais



É inevitável. A geração Y¹ será a maioria nos cargos de gerenciamento e coordenação das empresas
Isso é muito bom para os jovens talentos que querem arregaçar as mangas, aprender e colocar em prática o que sabem. Mas há um problema sério. E não se trata do possível conflito de gerações. São os palavrões.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Coerência - Abandonar Velhas Idéias



Ser uma pessoa coerente não tem nada a ver com preservar, em salmoura ou formol, velhas idéias que já não encontram amparo no mundo real.
Idéias que podem até ter sido válidas no passado, mas que, por força das muitas e contínuas mudanças pelas quais o mundo passa, já não o são.
Ser coerente não significa cultivar um apego rígido a princípios e fórmulas que não passam de superstições. Não implica em acreditar que, como na velha piada, o filho da gente é o único que marcha certo, enquanto todo o resto do batalhão está marchando errado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Poder da Gentileza



O Poder da Gentileza

Acredite: Gentileza faz muito bem à sua saúde, tanto física, quanto emocional, espiritual, profissional e, consequentemente, até a financeira.
A gentileza é poderosa! É capaz de abrir portas até então trancadas a sete chaves e amolecer pedras.
A gentileza faz milagres, meu caro, pode apostar! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atitude: Mudar

Inspirados nos textos de José Oliva, o material foi produzido para evento corporativo. 
Os primeiros, de uma série de muitos, espero!


domingo, 4 de setembro de 2011

sábado, 3 de setembro de 2011

O Poder da Comunicação


A retenção de notícias ou de pensamentos e a omissão de informação deixaram de existir.

Com exceção dos países que sofrem com a ditadura, hoje se alguma pessoa se irrita com um narrador esportivo, por exemplo, e posta no Twitter para o sujeito calar a boca, a postagem simplesmente, pode alcançar dimensões mundiais.

Essa forma de comunicação atual – instantânea, porém efetiva, quebra qualquer hierarquia entre o povo e governantes, permitindo falar de igual para igual e possibilitando aos excluídos desse contexto, manifestar-se para o mundo. É assim que essas pessoas terão voz e deixarão de ser invisíveis.


A comunicação é a força que gera e transforma opiniões.


Sempre houve reações populares de protesto, revoltas, acalentadas em reuniões secretas, conclamadas por bilhetes e o boca-a-boca sussurrante. Sem o Twitter e o Facebook os estudantes sacudiram a França em 1968; governos já caíram em todo mundo e caras-pintadas derrubaram um presidente no Brasil. Mai recentemente, o governo de Hosni Mubarak (Egito) praticamente reconheceu a importância das redes sociais Facebook e Twitter nas mobilizações e, juntamente com o toque de recolher, também tirou do ar a internet no país.

A comunicação é uma poderosa ferramenta, que eleva o homem à glória com a mesma rapidez que o derruba.

O mundo ficou pequeno demais, os dias diminuíram e as distâncias desapareceram.
As informações chegam tão rápido

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Falando de Futebol!






- Estratégias, Processos, Ferramentas e Pessoas. 
 
 

Um não vive sem o outro, nunca serão independentes; ou seja, de nada adiantará uma empresa investir em estratégias competitivas, ou com o aperfeiçoamento de processos internos, ou novos softwares de gestão se não investir em pessoas. Como também não adianta ter um time de excelentes profissionais se não lhe dermos ferramentas para exercer sua capacidade e se não ordenarmos suas atividades em processos internos coerentes.



Não vou aqui conversar com você sobre processos ou ferramentas, mas sim sobre a necessidade de investimento, por parte das empresas em PESSOAS.

Você sabe de quem estamos falando? Levante a cabeça, olhe em volta...
È isto mesmo, seus funcionários, do menor ao maior nível hierárquico.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Diálogo e Comunicação





Fala-se tanto em diálogo, em problemas de comunicação, como se dialogar fosse apenas falar o que se pensa para o outro, fosse apenas conseguir expor suas razões ou externalizar opiniões numa fala entre pessoas.
Dialogar, às vezes, mais parece um duelo de opiniões expostas mutuamemte, num desejo de poder pelo predomínio da razão e da posse da verdade absoluta, individual e única.
Entretanto, para que haja um contato autêntico e produtivo

domingo, 21 de agosto de 2011

Novas Idéias


Abrir-se para novas idéias permite que façamos uma comparação entre nossas limitações e as necessidades do mercado em que atuamos.

Mentes arrojadas não temem abandonar práticas até então tidas como bem sucedidas para lançar mão de idéias inovadoras, afinal o sucesso está em fazer a diferença.

Na busca de soluções inovadoras, nos deparamos com uma realidade óbvia. 
Inovações não existem.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Por que esse título?









Segundo a Wikipédia, ucardume é o substantivo coletivo que designa um grupo de peixes, normalmente da mesma espécie e do mesmo grupo etário, que nadam como se fossem um único indivíduo.
Em outra fonte, bando de peixes. Bando compacto ou multidão. Em sentido figurado, aglomeração, ajuntamento de coisas, montão.
Nesse contexto, o Cardume de Idéias, pretende ser exatamente isso: reunir informações, de várias fontes, com a proposta de reproduzir conceitos e opiniões sobre diversos assuntos.