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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Líder, Gestor ou Dirigente?





Empresas precisam de pessoas focadas na integração de resultados e capazes de desenvolver pessoas, promovendo a cultura da organização.
A diferença entre um gestor, líder ou dirigente está na forma como cada um canaliza as energias da empresa em busca do que considera ser o melhor para a organização.


Gestor
Líder   
Dirigente
É um cargo formal de chefia.
O gestor é eficiente na criação de bases para resultados empresariais sustentáveis, na articulação e viabilização dos componentes mais racionais da gestão de uma empresa.
É aquele que opera com a energia que mobiliza a empresa. Seu foco está na dimensão mais emocional da gestão, formada por pessoas, liderança e cultura.
O líder é legitimado por seus liderados, que o seguem voluntariamente – o que difere do que ocorre com o gestor.
É um gestor que consegue somar, em seu perfil e em sua ação, suas capacidades com as do líder.    Seu foco não é só estratégia, processos e estrutura, ou pessoas, liderança e cultura. Juntando tudo isso, ele reconhece o fluxo natural e o altera, com uma visão de futuro que ilumina suas decisões e ações.