O Poder da
Gentileza
Acredite: Gentileza
faz muito bem à sua saúde, tanto física, quanto emocional, espiritual,
profissional e, consequentemente, até a financeira.
A gentileza é
poderosa! É capaz de abrir portas até então trancadas a sete chaves e amolecer
pedras.
As estatísticas
comprovam! Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia pela professora Sonja Lyubomirsky, mostrou que as pessoas são mais
felizes quando são gentis.
Outro estudo,
publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences,
comprovou também que a gentileza é contagiante. “Quem se beneficia de um ato de gentileza, passa
adiante a gentileza para pessoas que inicialmente não estavam envolvidas no
ato”, declararam.
Como diz o
ditado: “gentileza gera gentileza”.
Obviamente, não
se trata de transformar a gentileza numa moeda de troca, mas terminam sendo
inevitáveis os benefícios propiciados por esta conduta também no âmbito
profissional e, portanto, financeiro.
O fato é que as
empresas têm valorizado cada vez mais os colaboradores,
vendedores
e gestores que sabem atuar como conciliadores
e que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades, de qualquer
ordem.
Profissionais
que tumultuam o ambiente de trabalho, que não sabem trabalhar em equipe nem se
comunicar, são convidados a deixar a empresa na primeira oportunidade.
O mercado é cada vez mais exigente e para
vencer a concorrência só existe um caminho: atingir a excelência, especialmente na fidelização dos clientes.
E é muito fácil,
enquanto consumidores, perceber que deixamos uma marca ou um serviço de lado –
e ainda falamos mal deles – quando somos atendidos sem gentileza e
respeito.
Ninguém gosta de
ser maltratado, muito menos quem está pagando. E lembre-se que essas pessoas
não só abandonam o tal fornecedor sem gentileza na primeira oportunidade, como
também fazem questão de avisar ao maior número de pessoas para não se tornarem
clientes dele.
Tom Peters,
considerado guru de administração de empresas desde a década de 1970 até os dias
atuais e co-autor do livro In Search of Excellence (no Brasil, editado com o título
de Vencendo a Crise) garante: “Toda empresa deveria ter um diretor de excelência”, aconselha, defendendo que a coisa mais dura
e duradoura são os relacionamentos, os nossos clientes, por isso a importância
da execução com Excelência. “Execução são as pessoas. Se você executar bem, já
ganhou dos outros. Sou louco por execução”, declarou. Para ele, as empresas só
existem por um único motivo: para prestar serviços. E isso vale para uma
igreja, um hospital, uma loja e para todo mundo.
Peters lista as
seguintes lições:
- A qualidade das interações positivas pode ser mais memorável do que o problema.
- Funcionários felizes, clientes satisfeitos.
- Fazer a coisa certa gera qualidade.
- A gentileza é de graça e dá lucro.
O maior problema
é que muitos administradores e até os presidentes de empresas, equivocadamente,
ainda compreendem a gentileza por um viés romântico. Mas a verdade é que este
comportamento deixou de ser “artigo de luxo” para se tornar requisito
fundamental na postura de todos, na vida em geral e dentro de uma empresa.
Leonardo Boff,
teólogo, escritor e professor universitário que levanta a bandeira da gentileza
com mestria, muito bem avisou: “Ou seremos gentis e cuidantes ou nos
entredevoraremos”.
Eu arriscaria
dizer que temos perdido ótimas oportunidades de cuidarmos uns dos outros e,
assim, já estamos nos entredevorando, muitas vezes. E pagando um preço bastante
caro por isso! Até quando?
No que se refere
à sua vida e sua empresa, a decisão é sua!
Resumo da matéria de Rosana Braga
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