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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Inovação e Criatividade



Para se criar um ambiente inovador deve-se incentivar (ou ensinar) as pessoas a desenvolverem os seus potenciais criativos. E elas estão ávidas por isso. Investir no desenvolvimento do potencial criativo é o primeiro passo e a chave para transformar-se em uma empresa inovadora.

Para isso, é necessário treinamento e, sobretudo, cuidado ao escolher programas na área de criatividade. Um programa de treinamento completo compreende as fases de desbloqueio das idéias, processos criativos, mensuração dos resultados e inovação.

A criatividade acontece em três áreas: no processo, na pessoa e no produto.

O componente processo é o mais corriqueiro no mundo empresarial e corporativo. É o melhorar o que se faz.
No componente produto existem dois caminhos a seguir: criar um produto novo ou melhorar o produto que já existe.
Em relação às pessoas muitas coisas estão envolvidas. O desafio maior é mudar a maneira de agir das pessoas e não o modo como pensam. Mudanças de atitudes, de hábitos, de modelos mentais, a necessidade de se quebrar paradigmas e construir novas alternativas.
O que as empresas precisam fazer é incentivar o uso do potencial criativo de seus colaboradores. Aceitar que não há só uma resposta certa e única para um determinado problema. É importante entender que, muitas vezes, a solução não está na “melhor prática”, mas em uma “prática diferente”.
As empresas devem criar a cultura da inovação de dentro para fora, desenvolvendo o hábito em seus colaboradores de tentarem coisas novas. Só conseguimos ensinar criatividade praticando criatividade.
Agir se faz necessário, não adianta nada ficar somente no universo das ideias, das teorias, como muitas pessoas vivem.
A implementação de uma ideia criativa com resultados úteis chama-se inovação.
É importante lembrar que criatividade por criatividade não funciona, nem interessa.
A criatividade na empresa tem que gerar resultados, ser solução para problemas, gerar ideias que transformadas se tornem realidades comerciais. Empresas que criam condições para que os seus colaboradores realizem e implementem ideias são as que mantêm a competitividade com menores custos, além de criarem melhores condições para o seu desenvolvimento.
As empresas que queiram viver no futuro terão que contar com pessoas criativas, inovadoras e competitivas que façam a diferença, realmente. Para se desenvolver e manter um quadro como este é necessário muito trabalho.
Afinal de contas, nem só de intuição e feeling vive a criatividade.

Há um provérbio chinês que diz: “o que ouço, esqueço; o que vejo, lembro; o que faço, aprendo”.




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