Para se criar um
ambiente inovador deve-se incentivar (ou ensinar) as pessoas a desenvolverem os
seus potenciais criativos. E elas estão ávidas por isso. Investir no
desenvolvimento do potencial criativo é o primeiro passo e a chave para
transformar-se em uma empresa inovadora.
Para isso, é
necessário treinamento e, sobretudo, cuidado ao escolher programas na área de
criatividade. Um programa de treinamento completo compreende as fases de
desbloqueio das idéias, processos criativos, mensuração dos resultados e
inovação.
A criatividade
acontece em três áreas: no processo, na pessoa e no produto.
O componente processo
é o mais corriqueiro no mundo empresarial e corporativo. É o melhorar o que se
faz.
No componente produto
existem dois caminhos a seguir: criar um produto novo ou melhorar o produto que
já existe.
Em relação às pessoas
muitas coisas estão envolvidas. O desafio maior é mudar a maneira de agir das
pessoas e não o modo como pensam. Mudanças de atitudes, de hábitos, de modelos
mentais, a necessidade de se quebrar paradigmas e construir novas alternativas.
O que as empresas
precisam fazer é incentivar o uso do potencial criativo de seus colaboradores.
Aceitar que não há só uma resposta
certa e única para um determinado problema. É importante entender que, muitas
vezes, a solução não está na “melhor
prática”, mas em uma “prática
diferente”.
As empresas devem
criar a cultura da inovação de dentro para fora, desenvolvendo o hábito em seus
colaboradores de tentarem coisas novas. Só conseguimos ensinar criatividade
praticando criatividade.
Agir se faz necessário,
não adianta nada ficar somente no universo das ideias, das teorias, como muitas
pessoas vivem.
A implementação de
uma ideia criativa com resultados úteis chama-se inovação.
É importante lembrar
que criatividade por criatividade não funciona, nem interessa.
A criatividade na
empresa tem que gerar resultados, ser solução para problemas, gerar ideias que
transformadas se tornem realidades comerciais. Empresas que criam condições
para que os seus colaboradores realizem e implementem ideias são as que mantêm
a competitividade com menores custos, além de criarem melhores condições para o
seu desenvolvimento.
As empresas que
queiram viver no futuro terão que contar com pessoas criativas, inovadoras e
competitivas que façam a diferença, realmente. Para se desenvolver e manter um
quadro como este é necessário muito trabalho.
Afinal de contas, nem
só de intuição e feeling vive a criatividade.
Há um provérbio
chinês que diz: “o que ouço, esqueço; o
que vejo, lembro; o que faço, aprendo”.
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