Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Eu elogio, tu elogias. Eles NÃO elogiam!


É natural buscar reconhecimento pela execução de um trabalho, principalmente no ambiente corporativo em que a competição e o destaque de habilidades podem significar projeção profissional. Nesse caso, o reconhecimento almejado nada mais é do que o elogio público pela conclusão de um projeto. E deve ser público, afinal, elogios apresentados a portas fechadas, não impõem valor e não produzem o efeito pretendido.
É óbvio que erros existem por toda parte. Seres humanos vivem em busca de perfeição e por isso a opinião de terceiros é tão importante.  Da mesma forma, é mais fácil censurar e criticar o valor de uma obra, mesmo reconhecendo no íntimo, o esforço e a dedicação de quem se entregou ao trabalho.
O elogio, sincero e oportuno, melhora o desempenho do colaborador, consolida seu próprio potencial, conferindo-lhe liberdade para desenvolver potencialidades e ousar mais. Mais importante é que o elogio fortalece o elo (elogioe solidifica o relacionamento mútuo entre quem o faz e quem o recebe. E isso é fundamental na construção de times fortes e coesos. Só quem elogia conquista do outro o direito da crítica e da advertência.
Quem não consegue enxergar as virtudes de alguém, pela mesma razão não consegue dar validade às suas críticas a ela.
Mas se elogiar é tão bom, lucrativo para as relações interpessoais, para o desempenho dos profissionais e para a empresa, por que se elogia tão pouco? Onde residem as nossas dificuldades de elogiar, de louvar e reconhecer o valor e qualidades de alguém?
As pessoas não reconhecem nem expressam as qualidades do outro, ou seja, não elogiam, por:
a) Medo de que isso signifique reconhecê-lo como melhor que elas
b) Medo que isso fortaleça muito o outro e comprometa sua autoridade sobre ele (no caso, se o outro for um liderado)
c) Orgulho próprio, egoísmo e vaidade, uma vez que acham que são melhores em tudo
d) Vingança, uma vez que nunca foram elogiadas
e) Falta de discernimento e humildade em distinguir as qualidades do outro
f) Negligência e ignorância da necessidade da construção de relacionamentos fortes
g) Visão estreita do mundo, achando que somente elas são capazes de fazer as coisas bem-feitas
h) Por timidez
As pessoas crescem na medida em que são elogiadas.
Por mais que acreditemos em nossa capacidade e por maior que seja nossa auto-confiança, dependemos do reconhecimento do outro. Isto promove o desejo de continuar, porque faz nascer a gratidão que, por sua vez, gera o amor em forma de esforço e inspiração, o que gera trabalhos cada vez melhores. 


Curiosidade
O significado da palavra Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou alguém. No âmbito empresarial, o elogio é a ação que reconhece, de modo não financeiro, formal e geralmente publicamente, desempenho e atos de destaque pessoal e/ou grupo de trabalho.
O termo elogio vem do idioma Latim, elogium, inscrição tumular; epitáfio; anotação; observação; escrita; vontade; decisão; decreto
Não se espantem: mas o significado de elogium é isso mesmo! Aquela lápide que normalmente traz declarações positivas e abonadoras do morto. Isso era chamado um elogium.
Talvez esteja aí uma explicação para a dificuldade de se elogiar, uma vez que elogio era coisa que se fazia para morto, e não para vivos.
Pois saiba que se você não desenvolver, ainda em vida, a capacidade de elogiar, é provável que o único elogio que receba seja aquele que estará em seu túmulo. E mesmo assim, pode ser falso. Seria cômico, se não fosse trágico.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: