Você tem celular?
Foi com essa pergunta, aparentemente banal, que Ricardo Neves começou sua
apresentação na primeira palestra da ExpoVendaMais 2011.
Há dez anos, essa
pergunta faria sentido, pois a popularização do aparelho não era tão grande
como atualmente. Por isso, a segunda pergunta de Ricardo para quem acompanhava
sua apresentação foi sobre quem ali tinha um tablet. Com um sistema de votação
eletrônica em que o resultado sai instantaneamente, 20% da plateia respondeu
que possuía o aparelho.
As mudanças são
rápidas e, para esta década, prometem ser ainda mais velozes. As empresas ou
mesmo as pessoas podem ter três tipos de atitudes, semelhantes a estas aves:
- Avestruz: enterra
a cabeça embaixo da terra e resiste às mudanças.
- Galinha: não
ousa, segue o fluxo. Como dizem, de grão em grão, ela enche o papo, mas,
infelizmente, uma hora vai para a panela.
- Águia: ousada,
muda a rota de voo sempre que for necessário, para se adaptar às mudanças.
Alguns setores da
economia já passaram por esse processo de transformação, como é o caso da indústria
fotográfica.
Quem se adaptou e
abriu as portas para o processo digital não ficou pelo caminho. Ao surgir uma
inovação, uma ruptura de antigos processos, há, também, os processos de
decadência, estagnação ou ascensão.
A gestão de
conhecimento também fará muita diferença nas empresas que investirem nisso nos
próximos anos.
Quem recrutar e
reter bons "cérebros", que gostam de inovar, terá um grande
diferencial nos próximos anos. Além dos setores da economia sobre os quais
aprendemos desde os tempos de escola (terciário, secundário e primário), outros
dois já surgiram graças a essa valorização do capital humano: o quinário, que é o da criatividade e propriedade intelectual,
e o quaternário, que gerencia,
principalmente, banco de dados.
Para que sua
empresa cresça nesta década promissora, seguem três dicas de Ricardo Neves:
1.
Pense fora da caixa:
ouça opiniões diferentes, mesmo que elas pareçam loucas, celebre a diversidade.
2.
Inove:
se ficar repetindo as fórmulas do passado, você pode se estagnar, procure novas
formas de se tornar um campeão.
3.
Ouse:
mesmo que isso represente ter de dizer para o chefe que ele está errado, a
empresa pode crescer com sua atitude.
Ricardo é consultor de empresas e
instituições, sócio-diretor da itC
Consultoria que tem como proposta ajudar seus clientes a
desenvolver análises de cenários, futuros e tendências e a desenvolver
estratégias corporativas e institucionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: