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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Você é Avestruz, Galinha ou Águia?



Você tem celular? Foi com essa pergunta, aparentemente banal, que Ricardo Neves começou  sua apresentação na primeira palestra da ExpoVendaMais 2011.
Há dez anos, essa pergunta faria sentido, pois a popularização do aparelho não era tão grande como atualmente. Por isso, a segunda pergunta de Ricardo para quem acompanhava sua apresentação foi sobre quem ali tinha um tablet. Com um sistema de votação eletrônica em que o resultado sai instantaneamente, 20% da plateia respondeu que possuía o aparelho.
As mudanças são rápidas e, para esta década, prometem ser ainda mais velozes. As empresas ou mesmo as pessoas podem ter três tipos de atitudes, semelhantes a estas aves:
- Avestruz: enterra a cabeça embaixo da terra e resiste às mudanças.
- Galinha: não ousa, segue o fluxo. Como dizem, de grão em grão, ela enche o papo, mas, infelizmente, uma hora vai para a panela.
- Águia: ousada, muda a rota de voo sempre que for necessário, para se adaptar às mudanças.

Alguns setores da economia já passaram por esse processo de transformação, como é o caso da indústria fotográfica.
Quem se adaptou e abriu as portas para o processo digital não ficou pelo caminho. Ao surgir uma inovação, uma ruptura de antigos processos, há, também, os processos de decadência, estagnação ou ascensão.
A gestão de conhecimento também fará muita diferença nas empresas que investirem nisso nos próximos anos.
Quem recrutar e reter bons "cérebros", que gostam de inovar, terá um grande diferencial nos próximos anos. Além dos setores da economia sobre os quais aprendemos desde os tempos de escola (terciário, secundário e primário), outros dois já surgiram graças a essa valorização do capital humano: o quinário, que é o da criatividade e propriedade intelectual, e o quaternário, que gerencia, principalmente, banco de dados.
Para que sua empresa cresça nesta década promissora, seguem três dicas de Ricardo Neves:
1.    Pense fora da caixa: ouça opiniões diferentes, mesmo que elas pareçam loucas, celebre a diversidade.
2.    Inove: se ficar repetindo as fórmulas do passado, você pode se estagnar, procure novas formas de se tornar um campeão.
3.    Ouse: mesmo que isso represente ter de dizer para o chefe que ele está errado, a empresa pode crescer com sua atitude.

Ricardo é consultor de empresas e instituições, sócio-diretor da itC Consultoria que tem como proposta ajudar seus clientes a desenvolver análises de cenários, futuros e tendências e a desenvolver estratégias corporativas e institucionais.

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