Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Como anda a sua reputação?





A expressão reputação online passa a fazer parte do nosso vocabulário muito mais hoje do que há alguns anos atrás.
Tudo o que estamos fazendo (ou já fizemos) fica registrado. Os sites de jogos e downloads onde nos inscrevemos, os fóruns de discussão e blogs que participamos, mensagens que deixamos no mural de amigos, a queixa que deixamos num site de reclamações e até as nossas conversas de chat, que julgamos privadas, podem afinal, estar gravadas no computador de alguém; além é claro do “Big Brother Google” que agrega uma impressionante quantidade de informações sobre tudo e sobre todos.
Não se esqueça que está na internet tudo o que você fez ou criou intencionalmente, mas também o que os outros quiseram publicar sobre você. Quantas fotografias suas não andam por ai no Facebook, Flickr ou sites similares, publicadas por amigos?
O problema não está propriamente no que fazemos na internet, mas na forma como isso é interpretado fora de contexto. E se usamos a internet para desenvolver o nosso negócio então a nossa reputação online assume particular importância.
A verdade, é que enquanto você está lendo este texto, alguém está lendo o seu mural no Facebook. A pergunta que fica é: qual é a opinião que os seus parceiros comerciais, empregador ou até mesmo aquele headhunter que busca um profissional com suas habilidades, vão ter sobre você?
Algumas dicas que podem ser úteis:

Cuide da sua reputação
Comece pelos seus perfis nas redes sociais e faça uma faxina; retire todas as fotos comprometedoras, comentários que possam te prejudicar e saia das comunidades politicamente incorretas.

Tenha cautela com o que publica no mural dos seus amigos
Dê o exemplo, não encha o mural dos seus amigos com lixo digital. Se dar o exemplo não for o suficiente para que os seus amigos percebam que você não quer lixo no seu mural, você poderá impedi-los a qualquer momento, alterando as suas definições de privacidade.

Remova identificação de fotografias
O Facebook permite que se identifiquem as pessoas presentes numa foto. E sempre que alguém o faz, você é notificado e tem autonomia para remover a identificação, desassociando assim a foto do seu nome.
Se preferir, contate a pessoa que publicou a fotografia e solicite a sua remoção por completo.

Não faça spam
Para promover o seu produto, evento ou serviço no espaço de terceiros, não faça sem permissão. Isso caracteriza spam e pode danificar de forma irreversível a sua reputação online. Além de repelir contatos em vez de atraí-los. Recorra a aplicativos para captura de contatos e promoção que não danifiquem a sua imagem.

Jogos e aplicações
Sempre que joga ou usa um determinado aplicativo, você pode escolher se permite que o resultado da utilização, seja publicado no seu mural. Mesmo que sob determinadas circunstâncias não consiga evitar a publicação, pode ser apagá-la depois acedendo ao seu perfil.

Faça uma busca no Google 
É possível que recrutadores façam buscas com o seu nome associado a alguma palavra chave. Assuma o papel de detetive e faça você mesmo uma pesquisa no Google. Pesquise o seu nome completo e a forma abreviada que costuma usar. Pesquise ainda pelos nomes de usuário e pelo seu email. Analise os resultados e decida se o conteúdo é prejudicial ou inofensivo em função do seu objetivo futuro e da sua atividade atual.

Use o poder da comunicação digital.
O Facebook e principalmente o Linkedin, se usados corretamente, podem turbinar a sua carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: