A expressão reputação online passa a fazer parte do nosso
vocabulário muito mais hoje do que há alguns anos atrás.
Tudo o que estamos fazendo (ou já fizemos) fica registrado.
Os sites de jogos e downloads onde nos inscrevemos, os fóruns de discussão e
blogs que participamos, mensagens que deixamos no mural de amigos, a queixa que
deixamos num site de reclamações e até as nossas conversas de chat, que
julgamos privadas, podem afinal, estar gravadas no computador de alguém; além é
claro do “Big Brother Google” que agrega uma impressionante quantidade de
informações sobre tudo e sobre todos.
Não se esqueça que está na internet tudo o que você fez ou
criou intencionalmente, mas também o que os outros quiseram publicar sobre
você. Quantas fotografias suas não andam por ai no Facebook, Flickr ou sites
similares, publicadas por amigos?
O problema não está propriamente no que fazemos na internet,
mas na forma como isso é interpretado fora de contexto. E se usamos a internet
para desenvolver o nosso negócio então a nossa reputação online assume
particular importância.
A verdade, é que enquanto você está lendo este texto, alguém
está lendo o seu mural no Facebook. A pergunta que fica é: qual é a opinião que
os seus parceiros comerciais, empregador ou até mesmo aquele headhunter que busca um profissional com
suas habilidades, vão ter sobre você?
Algumas dicas que podem ser úteis:
Cuide da sua reputação
Comece pelos seus perfis nas redes
sociais e faça uma faxina; retire todas as fotos comprometedoras, comentários
que possam te prejudicar e saia das comunidades politicamente incorretas.
Tenha cautela com o que publica no
mural dos seus amigos
Dê o exemplo, não encha o mural dos seus
amigos com lixo digital. Se dar o exemplo não for o suficiente para que os seus
amigos percebam que você não quer lixo no seu mural, você poderá impedi-los a
qualquer momento, alterando as suas definições de privacidade.
Remova identificação de fotografias
O Facebook permite que se identifiquem
as pessoas presentes numa foto. E sempre que alguém o faz, você é notificado e
tem autonomia para remover a identificação, desassociando assim a foto do seu
nome.
Se preferir, contate a pessoa que
publicou a fotografia e solicite a sua remoção por completo.
Não faça spam
Para promover o seu produto, evento ou
serviço no espaço de terceiros, não faça sem permissão. Isso caracteriza spam e
pode danificar de forma irreversível a sua reputação online. Além de repelir
contatos em vez de atraí-los. Recorra a aplicativos para captura de contatos e
promoção que não danifiquem a sua imagem.
Jogos e aplicações
Sempre que joga ou usa um determinado
aplicativo, você pode escolher se permite que o resultado da utilização, seja
publicado no seu mural. Mesmo que sob determinadas circunstâncias não consiga
evitar a publicação, pode ser apagá-la depois acedendo ao seu perfil.
Faça uma
busca no Google
É possível
que recrutadores façam buscas com o seu nome associado a alguma palavra chave. Assuma
o papel de detetive e faça você mesmo uma pesquisa no Google. Pesquise o seu
nome completo e a forma abreviada que costuma usar. Pesquise ainda pelos nomes
de usuário e pelo seu email. Analise os resultados e decida se o conteúdo é
prejudicial ou inofensivo em função do seu objetivo futuro e da sua atividade
atual.
Use o poder
da comunicação digital.
O Facebook e
principalmente o Linkedin, se usados corretamente, podem turbinar a sua
carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: