Blogs são
excelentes ferramentas de marketing e naturalmente, de comunicação com o
cliente. Um público de aproximadamente 60 milhões de brasileiros leem blogs
mensalmente, uma audiência significativa que atinge os mais variados perfis de
consumidores.
Em maio deste ano, a Boo-Box Sistema de Publicidade para Mídias Sociais, divulgou uma pesquisa sobre as características de audiência dos blogs no Brasil, analisando o comportamento de 34 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2011.
Em maio deste ano, a Boo-Box Sistema de Publicidade para Mídias Sociais, divulgou uma pesquisa sobre as características de audiência dos blogs no Brasil, analisando o comportamento de 34 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2011.
Tema de interesse
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Visualizações da amostra no
trimestre
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Percentual
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Entretenimento
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1.5 bilhão
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68%
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Tecnologia
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400 milhões
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17%
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Esporte
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250 milhões
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11%
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Moda e Beleza
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32,5 milhões
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1,50%
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Cultura e Educação
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22 milhões
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1%
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Automotivos
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19 milhões
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0,80%
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Gastronomia e Culinária
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4,6 milhões
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0,20%
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Carreiras e Negócios
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3.4 milhões
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0,15%
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Saúde
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2.2 milhões
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0,10%
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Fonte: Boo-box
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A pulverização de
audiência e a heterogeneidade de perfis são positivas,
à medida que alcançam diferentes grupos da população online no Brasil, que já ultrapassa os 80 milhões de pessoas. Alguns motivos para que empresas tenham um blog como ferramenta de marketing e comunicação:
à medida que alcançam diferentes grupos da população online no Brasil, que já ultrapassa os 80 milhões de pessoas. Alguns motivos para que empresas tenham um blog como ferramenta de marketing e comunicação:
- Estabelecer
Liderança – Quando você escreve artigos de qualidade e interesse de
seu público, certamente fará sucesso e será bastante comentado.
Automaticamente você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais
clientes vêem você como alguém que sabe o que está falando e passam a
confiar mais na sua marca.
- Visibilidade Gratuita no Google – A
publicação periódica proporciona muito mais páginas indexadas no Google do
que um site comum e aumenta a probabilidade de outros sites colocarem
links para o seu site, proporcionando melhor posicionamento nas buscas.
- Interatividade – Incentivar a interatividade
é uma nova forma de comunicação com os clientes. A maioria dos blogs
oferece espaços para comentários. Através desses comentários, o cliente é
ouvido, aprende-se coisas novas a partir da experiência de outras pessoas
e surgem novas idéias para desenvolvimento de outros posts, além é claro
de receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou
serviços.
- Há Dinâmica – Um website apresenta um
conteúdo fixo, estático. No blog a idéia é completamente oposta:
atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas
visitem o blog de forma recorrente.
- Ferramenta Para o Processo de Venda – É
no contato contínuo com o cliente que se estabelece a confiança. Atrair a
atenção do cliente para o blog auxiliará na decisão, quando o momento da
decisão a compra chegar. O cliente até então hesitante, já terá em mente a
sua marca e o seu produto.
- Resultados Permanentes – O blog é uma mídia
permanente. Mesmo que deixe de ser atualizado, os links de indicação e a
indexação das páginas perante o Google continuam, assim a empresa continua
recebendo tráfego para o site de forma gratuita. Muito diferente de outras
mídias como jornais, revistas, banners e material gráfico que para gerar
resultado deve constantemente receber investimentos para execução.
- Gera Conhecimento – Escrever um blog implica
em estar sempre atento com o que acontece no mercado. A absorção de
informações de outros canais além dos comentários recebidos pelo site
permite a contextualização das publicações focadas no público de
interesse. Além disso, permite a organização do conhecimento adquirido, destinando
ao público somente o que é mais importante.
Outros motivos
ainda podem ser enumerados, porém esse conteúdo já apresenta argumentos
suficientes para uma tomada de decisão.
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