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domingo, 18 de setembro de 2011

Por que ter um blog?




Blogs são excelentes ferramentas de marketing e naturalmente, de comunicação com o cliente. Um público de aproximadamente 60 milhões de brasileiros leem blogs mensalmente, uma audiência significativa que atinge os mais variados perfis de consumidores.
Em maio deste ano, a Boo-Box Sistema de Publicidade para Mídias Sociais, divulgou uma pesquisa sobre as características de audiência dos blogs no Brasil, analisando o comportamento de 34 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2011.



Tema de interesse
Visualizações da amostra no trimestre
Percentual
Entretenimento
1.5 bilhão
68%
Tecnologia
400 milhões
17%
Esporte
250 milhões
11%
Moda e Beleza
32,5 milhões
1,50%
Cultura e Educação
22 milhões
1%
Automotivos
19 milhões
0,80%
Gastronomia e Culinária
4,6 milhões
0,20%
Carreiras e Negócios
3.4 milhões
0,15%
Saúde
2.2 milhões
0,10%
Fonte: Boo-box
A pulverização de audiência e a heterogeneidade de perfis são positivas,
à medida que alcançam diferentes grupos da população online no Brasil, que já ultrapassa os 80 milhões de pessoas. Alguns motivos para que empresas tenham um blog como ferramenta de marketing e comunicação:

  1. Estabelecer Liderança – Quando você escreve artigos de qualidade e interesse de seu público, certamente fará sucesso e será bastante comentado. Automaticamente você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes vêem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.
  2. Visibilidade Gratuita no Google – A publicação periódica proporciona muito mais páginas indexadas no Google do que um site comum e aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, proporcionando melhor posicionamento nas buscas.
  3. Interatividade – Incentivar a interatividade é uma nova forma de comunicação com os clientes. A maioria dos blogs oferece espaços para comentários. Através desses comentários, o cliente é ouvido, aprende-se coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e surgem novas idéias para desenvolvimento de outros posts, além é claro de receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.
  4. Há Dinâmica – Um website apresenta um conteúdo fixo, estático. No blog a idéia é completamente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o blog de forma recorrente.
  5. Ferramenta Para o Processo de Venda É no contato contínuo com o cliente que se estabelece a confiança. Atrair a atenção do cliente para o blog auxiliará na decisão, quando o momento da decisão a compra chegar. O cliente até então hesitante, já terá em mente a sua marca e o seu produto.
  6. Resultados Permanentes – O blog é uma mídia permanente. Mesmo que deixe de ser atualizado, os links de indicação e a indexação das páginas perante o Google continuam, assim a empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita. Muito diferente de outras mídias como jornais, revistas, banners e material gráfico que para gerar resultado deve constantemente receber investimentos para execução.
  7. Gera Conhecimento – Escrever um blog implica em estar sempre atento com o que acontece no mercado. A absorção de informações de outros canais além dos comentários recebidos pelo site permite a contextualização das publicações focadas no público de interesse. Além disso, permite a organização do conhecimento adquirido, destinando ao público somente o que é mais importante.

Outros motivos ainda podem ser enumerados, porém esse conteúdo já apresenta argumentos suficientes para uma tomada de decisão.


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