Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Líder, Gestor ou Dirigente?





Empresas precisam de pessoas focadas na integração de resultados e capazes de desenvolver pessoas, promovendo a cultura da organização.
A diferença entre um gestor, líder ou dirigente está na forma como cada um canaliza as energias da empresa em busca do que considera ser o melhor para a organização.


Gestor
Líder   
Dirigente
É um cargo formal de chefia.
O gestor é eficiente na criação de bases para resultados empresariais sustentáveis, na articulação e viabilização dos componentes mais racionais da gestão de uma empresa.
É aquele que opera com a energia que mobiliza a empresa. Seu foco está na dimensão mais emocional da gestão, formada por pessoas, liderança e cultura.
O líder é legitimado por seus liderados, que o seguem voluntariamente – o que difere do que ocorre com o gestor.
É um gestor que consegue somar, em seu perfil e em sua ação, suas capacidades com as do líder.    Seu foco não é só estratégia, processos e estrutura, ou pessoas, liderança e cultura. Juntando tudo isso, ele reconhece o fluxo natural e o altera, com uma visão de futuro que ilumina suas decisões e ações.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jequitibás e Eucaliptos


Não raro em nossa rotina diária, associamos ao nosso sobrenome, a função que exercemos na vida corporativa, acrescentando ainda, a empresa onde trabalhamos.
Nossa identidade é engolida pela função ou profissão.
A pessoa praticamente desaparece, reduzindo-se a um ponto imaginário em que várias funções são amarradas, seja a da vida corporativa ou aquela outra que exercemos fora da empresa. Passamos a ser o “fulano” da “empresa tal”.
Daí porque é tão importante nossa conduta fora da empresa. Não deixamos de ser o gerente, encarregado, coordenador só porque estamos vestindo bermuda e sandálias, no final de semana. E isso se estende, inclusive, àquela vida construída nos sites de relacionamento.

domingo, 25 de setembro de 2011

Eu elogio, tu elogias. Eles NÃO elogiam!


É natural buscar reconhecimento pela execução de um trabalho, principalmente no ambiente corporativo em que a competição e o destaque de habilidades podem significar projeção profissional. Nesse caso, o reconhecimento almejado nada mais é do que o elogio público pela conclusão de um projeto. E deve ser público, afinal, elogios apresentados a portas fechadas, não impõem valor e não produzem o efeito pretendido.
É óbvio que erros existem por toda parte. Seres humanos vivem em busca de perfeição e por isso a opinião de terceiros é tão importante.  Da mesma forma, é mais fácil censurar e criticar o valor de uma obra, mesmo reconhecendo no íntimo, o esforço e a dedicação de quem se entregou ao trabalho.

domingo, 18 de setembro de 2011

Por que ter um blog?




Blogs são excelentes ferramentas de marketing e naturalmente, de comunicação com o cliente. Um público de aproximadamente 60 milhões de brasileiros leem blogs mensalmente, uma audiência significativa que atinge os mais variados perfis de consumidores.
Em maio deste ano, a Boo-Box Sistema de Publicidade para Mídias Sociais, divulgou uma pesquisa sobre as características de audiência dos blogs no Brasil, analisando o comportamento de 34 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre de 2011.



Tema de interesse
Visualizações da amostra no trimestre
Percentual
Entretenimento
1.5 bilhão
68%
Tecnologia
400 milhões
17%
Esporte
250 milhões
11%
Moda e Beleza
32,5 milhões
1,50%
Cultura e Educação
22 milhões
1%
Automotivos
19 milhões
0,80%
Gastronomia e Culinária
4,6 milhões
0,20%
Carreiras e Negócios
3.4 milhões
0,15%
Saúde
2.2 milhões
0,10%
Fonte: Boo-box
A pulverização de audiência e a heterogeneidade de perfis são positivas,

sábado, 17 de setembro de 2011

Amigos ou rede de contatos?



Há bem pouco tempo, ter um perfil numa rede social era sinônimo de popularidade. Disputas para ver quem acumulava mais contatos eram registradas em scrapsEra sinal de status entre a galera e indicativo do quanto você era aceito entre seus pares.

Esse enfoque mudou.

O que conta não é a quantidade contatos que você apresenta. Mas a qualidade desses contatos.  Ninguém possui 523 “amigos”. É mais provável, racional e prudente, você  construir uma rede com uma centena de contatos com objetivos e afinidades comuns.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Relacionamento com o cliente



O relacionamento entre pessoas é a forma como se tratam e se comunicam.
Quando os  indivíduos se comunicam bem, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes.
Quando os indivíduos não se comunicam, ou pelo menos um deles não gosta de entrar em contato com os restantes, diz-se que há um mau relacionamento.
Mas como isso funciona com o mercado?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Linguagem nas Redes Sociais



É inevitável. A geração Y¹ será a maioria nos cargos de gerenciamento e coordenação das empresas
Isso é muito bom para os jovens talentos que querem arregaçar as mangas, aprender e colocar em prática o que sabem. Mas há um problema sério. E não se trata do possível conflito de gerações. São os palavrões.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Coerência - Abandonar Velhas Idéias



Ser uma pessoa coerente não tem nada a ver com preservar, em salmoura ou formol, velhas idéias que já não encontram amparo no mundo real.
Idéias que podem até ter sido válidas no passado, mas que, por força das muitas e contínuas mudanças pelas quais o mundo passa, já não o são.
Ser coerente não significa cultivar um apego rígido a princípios e fórmulas que não passam de superstições. Não implica em acreditar que, como na velha piada, o filho da gente é o único que marcha certo, enquanto todo o resto do batalhão está marchando errado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Poder da Gentileza



O Poder da Gentileza

Acredite: Gentileza faz muito bem à sua saúde, tanto física, quanto emocional, espiritual, profissional e, consequentemente, até a financeira.
A gentileza é poderosa! É capaz de abrir portas até então trancadas a sete chaves e amolecer pedras.
A gentileza faz milagres, meu caro, pode apostar! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atitude: Mudar

Inspirados nos textos de José Oliva, o material foi produzido para evento corporativo. 
Os primeiros, de uma série de muitos, espero!


domingo, 4 de setembro de 2011

sábado, 3 de setembro de 2011

O Poder da Comunicação


A retenção de notícias ou de pensamentos e a omissão de informação deixaram de existir.

Com exceção dos países que sofrem com a ditadura, hoje se alguma pessoa se irrita com um narrador esportivo, por exemplo, e posta no Twitter para o sujeito calar a boca, a postagem simplesmente, pode alcançar dimensões mundiais.

Essa forma de comunicação atual – instantânea, porém efetiva, quebra qualquer hierarquia entre o povo e governantes, permitindo falar de igual para igual e possibilitando aos excluídos desse contexto, manifestar-se para o mundo. É assim que essas pessoas terão voz e deixarão de ser invisíveis.


A comunicação é a força que gera e transforma opiniões.


Sempre houve reações populares de protesto, revoltas, acalentadas em reuniões secretas, conclamadas por bilhetes e o boca-a-boca sussurrante. Sem o Twitter e o Facebook os estudantes sacudiram a França em 1968; governos já caíram em todo mundo e caras-pintadas derrubaram um presidente no Brasil. Mai recentemente, o governo de Hosni Mubarak (Egito) praticamente reconheceu a importância das redes sociais Facebook e Twitter nas mobilizações e, juntamente com o toque de recolher, também tirou do ar a internet no país.

A comunicação é uma poderosa ferramenta, que eleva o homem à glória com a mesma rapidez que o derruba.

O mundo ficou pequeno demais, os dias diminuíram e as distâncias desapareceram.
As informações chegam tão rápido