Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

E-mail: Um dos vilões da produtividade

O brasileiro gasta em média três horas por dia para ler os seus e-mails, segundo um levantamento da consultoria Triad Consulting. 
Esse tempo pode se tornar um “alto custo” para as empresas.

sábado, 24 de novembro de 2012

Poder e Autoridade



Imagine dois meninos participando de um campeonato de futebol na escola.
Do lado de fora o pai de um deles dá bronca, xinga, grita, briga e não aceita qualquer erro do filho. No intervalo, descontrolado, aponta tudo o que o filho fez de errado, e exige que ele melhore o seu desempenho, porque se não o fizer, a bronca vai ser ainda maior.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Capacitar ou comprar outra canoa?




De acordo com a estória, duas empresas, uma brasileira e outra japonesa, criaram um desafio que consistia numa corrida anual de canoas, aonde em cada canoa, iriam até oito homens de cada empresa.
Então as equipes treinaram arduamente e estavam em sua melhor forma no dia da corrida. No entanto, os japoneses venceram com mais de 1 km de vantagem.

domingo, 18 de março de 2012

Atitudes e virtudes


O assunto bem conhecido, fica arquivado e fora de nossa vista, no corre-corre da nossa rotina diária. De repente ele surge na internet, através de algum e-mail ou artigo, para dar aquela “sacudida na poeira” do egoísmo involuntário ou na impessoalidade de nossas relações profissionais.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Direto ao Ponto

No mundo corporativo, especialmente no relacionamento com  Stakeholders , a importância de se ir direto ao ponto pode ser a diferença entre ser ou não ser bem sucedido.


Parte do filme "Quebrando Regras" - (Never Back Down)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Profissional de Marketing - Perfil Brasileiro


O mapa da profissão traçado pelo Mundo do Marketing em pesquisa realizada em conjunto com a Michael Page mostra a predominância da mulher na área.
Quem é o Profissional de Marketing, no Brasil, hoje:
Mulher, analista de Marketing, trabalha a mais de um ano na mesma empresa de pequeno porte, é formada em Marketing, tem entre 25 e 45 anos, pós-graduação ou MBA, trabalha com uma verba de até R$ 500 mil, pretende ficar na mesma companhia no próximo ano e fazer uma nova pós-graduação. Acredita que será promovida, tem como desafio conseguir mostrar o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e está satisfeita com seus fornecedores. 
Este é o principal perfil do Profissional de Marketing no Brasil.
  •  Elas são a maioria, ocupando 57,5% dos postos de trabalho.
  • Entre os cargos, 28% são analistas, 19% gerentes, 17% assistentes, 14% coordenadores, 7% estagiários, outros 7% diretores, 5% supervisores e menos de 1% presidentes
  • A conta fecha com 2% exercendo outros cargos
  • 17% têm menos de um ano de casa.
  • 44% têm entre um e cinco anos
  • 10 anos na mesma companhia, somam 17%
  • 22% têm entre cinco e 10 anos de casa. Destes, 37% pretende ficar na mesma empresa no próximo ano acreditando que será promovido.
Evoluir na carreira é essencial
  • 35% pretendem trocar de endereço comercial
  • 16% que pensa em permanecer na mesma companhia com o mesmo cargo e salário
  • 8% pretendem abrir o seu próprio negócio
  • 2% pensam em trocar de carreira ou até mesmo parar de trabalhar
  • 2% têm planos de se dedicar aos estudos
Investir em aprimoramento é um desejo comum entre esses profissionais
  • Apesar de 33% dos profissionais de Marketing no Brasil possuir pós-graduação e outros 20% MBA em Marketing
  • 67% pretendem fazer um novo curso de longa duração, incluindo outro MBA ou Pós no país e no exterior (27%), nas áreas de pesquisa, gestão, responsabilidade social, Marketing digital e comportamento do consumidor. Cursos de curta duração (53%) e participação em eventos no Brasil (53%) e no exterior (27%) também fazem parte do plano de carreira do profissional de Marketing.

Tudo isso para poder enfrentar os desafios que eles acreditam sejam os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização, votado como o mais relevante para a maioria
Boa parte dos profissionais também reclamou dos salários.
Para eles, há uma baixa remuneração no Marketing quando comparada a cargos equivalentes em outras áreas.
O budget incompatível com as expectativas da companhia também é apontado como um desafio, seguido da falta de valorização da profissão em determinados setores e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coisas de Steve Jobs



Os Estados Unidos ainda será visto, por um longo tempo, como uma nação líder em termos de competitividade, com capacidade inigualável de inovar, de criar novos produtos e serviços. Suas empresas e universidades estão muito à frente em pesquisas e desenvolvimento.
Um dos ícones representativos dessa capacidade norte-americana é certamente, Steve Jobs, que dispensa maiores apresentações. O livro Steve Jobs em 250 Frases de Alan Ken Thomas retrata essa característica, pela ótica de uma das pessoas mais cultuadas na tecnologia da informação:

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sobre Liderança e Soldadinhos



Liderança dentro da empresa, não acontece por acaso.
O líder acontece a cada momento...
A capacidade de liderança é demonstrada até mesmo na hora do cafezinho, na hora da organização de um happy hour para a empresa ou na hora de reunir as pessoas para brincar de amigo secreto...
A galera que nunca fez absolutamente NADA pela coletividade da empresa jamais deve assumir cargos de liderança.
Antes de promover um “bom funcionário” a chefe, procure perceber quem já é líder.