Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sobre Liderança e Soldadinhos



Liderança dentro da empresa, não acontece por acaso.
O líder acontece a cada momento...
A capacidade de liderança é demonstrada até mesmo na hora do cafezinho, na hora da organização de um happy hour para a empresa ou na hora de reunir as pessoas para brincar de amigo secreto...
A galera que nunca fez absolutamente NADA pela coletividade da empresa jamais deve assumir cargos de liderança.
Antes de promover um “bom funcionário” a chefe, procure perceber quem já é líder.
Observe a vida pessoal do candidato e a sua interação com as outras pessoas.
Ele é generoso?
É corajoso?
Assume frequentemente e consistentemente diferentes riscos?
Já “quebrou a cara” e se levantou das cinzas ainda mais animado?
Já ficou a frente de algum projeto que não existia na empresa e aglutinou pessoas de diferentes departamentos para atingir algum objetivo?
Luta por projetos que beneficiam a coletividade e não apenas o seu feudo e seus adeptos?
E o mais importante:
Quando ele chama cinco pessoas para uma reunião no meio do dia, todas aparecem?
Um líder não age como um soldadinho de chumbo. Só faz o que está nas normas. Só obedece a ordens.
Ele compromete-se. Corre riscos. Fala pelo grupo.
Ele simplesmente vai lá e faz!
Age sem ficar esperando idéias de outros, sugestões do chefe e ordens do diretor.
Se acontecer tudo errado, não se omite e assume as conseqüências.
Excelentes técnicos, nem sempre serão bons líderes.
Aqueles que são emocionalmente maduros e equilibrados, podem nunca demonstrar habilidades de liderança.
Os que "sonham" em serem líderes podem não estar preparados para cargos de liderança.
Ora, se nunca houve nenhuma demonstração de comportamento de liderança ou colaboração enquanto simples funcionário, não é a indicação ou promoção que vai mudar isso.
Mas como vamos desenvolver a capacidade de liderança nas pessoas se não dermos a elas oportunidades de liderança?
Somente aqueles que em algum momento assumiram a liderança sem a formalidade do papel, merecem subir para cargos de liderança.
Afinal, liderança é sobre conhecer o caminho, viver o caminho e mostrar o caminho. Liderança é sobre reunir todos que estão a sua volta e dizer:
"Eu acredito que devemos seguir por aquele caminho! Eu assumo todas as responsabilidades pelo sucesso ou fracasso do projeto. Acredito nesse caminho porque conversei nas últimas semanas com três clientes; porque já investimos X reais na equipe e sinto que estamos preparados; já me reuni com todas as áreas envolvidas e acredito que esse caminho é o melhor para empresa. E assumo qualquer responsabilidade por isso”.
As pessoas o ouvem. Acatam sugestões e aceitam o que ele diz.
Este é o líder.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: