O mapa da profissão traçado pelo
Mundo do Marketing em pesquisa realizada em conjunto com a Michael Page mostra
a predominância da mulher na área.
Quem é o Profissional de Marketing, no Brasil, hoje:
Mulher, analista de Marketing, trabalha a mais de um ano na mesma empresa de pequeno porte, é formada em Marketing, tem entre 25 e 45 anos, pós-graduação ou MBA, trabalha com uma verba de até R$ 500 mil, pretende ficar na mesma companhia no próximo ano e fazer uma nova pós-graduação. Acredita que será promovida, tem como desafio conseguir mostrar o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e está satisfeita com seus fornecedores.
Este é o principal perfil do
Profissional de Marketing no Brasil.
- Elas são a maioria, ocupando
57,5% dos postos de trabalho.
- Entre os cargos, 28% são
analistas, 19% gerentes, 17% assistentes, 14% coordenadores, 7%
estagiários, outros 7% diretores, 5% supervisores e menos de 1%
presidentes
- A conta fecha com 2% exercendo
outros cargos
- 17% têm menos de um ano de casa.
- 44% têm entre um e cinco anos
- 10 anos na mesma companhia,
somam 17%
- 22% têm entre cinco e 10 anos de
casa. Destes, 37% pretende ficar na mesma empresa no próximo ano
acreditando que será promovido.
Evoluir na carreira é essencial
- 35% pretendem trocar de endereço comercial
- 16% que pensa em permanecer na mesma companhia com o mesmo cargo e
salário
- 8% pretendem abrir o seu próprio
negócio
- 2% pensam em trocar de carreira
ou até mesmo parar de trabalhar
- 2% têm planos de se dedicar aos
estudos
Investir em aprimoramento é um desejo
comum entre esses profissionais
- Apesar de 33% dos profissionais
de Marketing no Brasil possuir pós-graduação e outros 20% MBA em Marketing
- 67% pretendem fazer um novo curso de longa duração, incluindo outro MBA ou Pós no país e no exterior (27%), nas áreas de pesquisa, gestão, responsabilidade social, Marketing digital e comportamento do consumidor. Cursos de curta duração (53%) e participação em eventos no Brasil (53%) e no exterior (27%) também fazem parte do plano de carreira do profissional de Marketing.
Tudo isso para poder enfrentar os desafios que eles acreditam sejam os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização, votado como o mais relevante para a maioria
Boa parte dos profissionais também
reclamou dos salários.
Para eles, há uma baixa remuneração
no Marketing quando comparada a cargos equivalentes em outras áreas.
O budget incompatível com as
expectativas da companhia também é apontado como um desafio, seguido da falta
de valorização da profissão em determinados setores e a constante necessidade
de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do
público-alvo.
Fonte: Michael Page
International
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