Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Profissional de Marketing - Perfil Brasileiro


O mapa da profissão traçado pelo Mundo do Marketing em pesquisa realizada em conjunto com a Michael Page mostra a predominância da mulher na área.
Quem é o Profissional de Marketing, no Brasil, hoje:
Mulher, analista de Marketing, trabalha a mais de um ano na mesma empresa de pequeno porte, é formada em Marketing, tem entre 25 e 45 anos, pós-graduação ou MBA, trabalha com uma verba de até R$ 500 mil, pretende ficar na mesma companhia no próximo ano e fazer uma nova pós-graduação. Acredita que será promovida, tem como desafio conseguir mostrar o valor que o Marketing pode proporcionar à organização e está satisfeita com seus fornecedores. 
Este é o principal perfil do Profissional de Marketing no Brasil.
  •  Elas são a maioria, ocupando 57,5% dos postos de trabalho.
  • Entre os cargos, 28% são analistas, 19% gerentes, 17% assistentes, 14% coordenadores, 7% estagiários, outros 7% diretores, 5% supervisores e menos de 1% presidentes
  • A conta fecha com 2% exercendo outros cargos
  • 17% têm menos de um ano de casa.
  • 44% têm entre um e cinco anos
  • 10 anos na mesma companhia, somam 17%
  • 22% têm entre cinco e 10 anos de casa. Destes, 37% pretende ficar na mesma empresa no próximo ano acreditando que será promovido.
Evoluir na carreira é essencial
  • 35% pretendem trocar de endereço comercial
  • 16% que pensa em permanecer na mesma companhia com o mesmo cargo e salário
  • 8% pretendem abrir o seu próprio negócio
  • 2% pensam em trocar de carreira ou até mesmo parar de trabalhar
  • 2% têm planos de se dedicar aos estudos
Investir em aprimoramento é um desejo comum entre esses profissionais
  • Apesar de 33% dos profissionais de Marketing no Brasil possuir pós-graduação e outros 20% MBA em Marketing
  • 67% pretendem fazer um novo curso de longa duração, incluindo outro MBA ou Pós no país e no exterior (27%), nas áreas de pesquisa, gestão, responsabilidade social, Marketing digital e comportamento do consumidor. Cursos de curta duração (53%) e participação em eventos no Brasil (53%) e no exterior (27%) também fazem parte do plano de carreira do profissional de Marketing.

Tudo isso para poder enfrentar os desafios que eles acreditam sejam os mais importantes, como conseguir mostrar efetivamente o valor que o Marketing pode proporcionar à organização, votado como o mais relevante para a maioria
Boa parte dos profissionais também reclamou dos salários.
Para eles, há uma baixa remuneração no Marketing quando comparada a cargos equivalentes em outras áreas.
O budget incompatível com as expectativas da companhia também é apontado como um desafio, seguido da falta de valorização da profissão em determinados setores e a constante necessidade de adaptar-se com rapidez às mudanças de mercado e do comportamento do público-alvo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: