O brasileiro gasta em média três horas por
dia para ler os seus e-mails, segundo um levantamento da consultoria Triad
Consulting.
Esse tempo pode se tornar um “alto custo” para as empresas.
Grandes corporações como a indústria farmacêutica
Boeringher, começaram a se incomodar com
a grande quantidade de mensagens enviadas pelo correio eletrônico.
Uma equipe de trabalho, composta por nove
pessoas, conseguiu reduzir em 40% o número de e-mails enviados em 2011, ante
2010, com dicas e planejamentos elaborados por Christian Barbosa, especialista
em administração do tempo.
Após essa experiência, os procedimentos
foram adotados em todos os departamentos, gerando uma redução de 30% em 2012,
comparado ao ano anterior. Em 2011 foram enviados mais de 479 mil e-mails,
contra mais de 393 mil e-mails em 2012, uma redução de cerca de 86 mil
mensagens.
Confira e veja se é possível adotá-los na
sua companhia.
Não
existe e-mail urgente
Se uma informação é urgente, ligue ou vá
pessoalmente falar com a pessoa.
Não
precisa agradecer
E-mails de agradecimento não são
extremamente necessários. Mas se para você é realmente muito importante fazer
isso, mande a mensagem apenas para a pessoa que executou o serviço.
Máximo
de cinco e-mails
Se um assunto se estendeu para cinco
e-mails, faça uma reunião ou resolva por telefone.
Utilize
um comunicador instantâneo (como Skype) corporativo
O Google Talk, Microsof Office Comunicator
(MOC) ou similares. A vantagem é que ele também tem status como o MSN
tradicional com frases de “Não perturbe”, “Estou ocupado” ou “Estou livre”.
Também têm opção para fazer grupos de conversas.
Faça
relatórios
A adoção deuma ferramenta como a MessageSTAS para saber quantos e-mails são enviados
e recebidos mensalmente é uma forma de medir a “produtividade”.
E-mail,
quando preciso de você…
Para documentar informações, agendar
reuniões, receber aprovações e qualquer outro assunto que não seja imediato.
…e
quando você é desnecessário na empresa?
Para enviar piadas, correntes, vídeos ou
qualquer outro conteúdo que não esteja relacionado ao trabalho. Deixe uma conta
pessoal para a troca desse tipo de mensagem. Fofocas de trabalho também não têm
espaço.
Estipule
horários
É fundamental estipular períodos do dia
para acessar suas mensagens. Ficar com o e-mail aberto faz o nível de
interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades
por fazer.
Tenha
clareza
O que você precisa fazer primeiro? Você
sabe pelo menos 80% do que deve ser feito no seu dia? Segundo Barbosa, se não
souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas
circunstanciais.
Crie
um sistema no Outlook
Separe os e-mails onde você está copiado em
“PARA” (que precisam da sua ação) daqueles em que você está em “CC” (apenas
para a sua informação).
Não esqueça de orientar as pessoas em
relação a essa regra. Elas precisam saber que se você precisa estar envolvido
na ação, o seu e-mail deve estar no campo “PARA”. Dessa forma ficará mais fácil
definir a prioridade das mensagens.
Fonte:
colunas.revistaepocanegocios.globo.com
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