Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coisas de Steve Jobs



Os Estados Unidos ainda será visto, por um longo tempo, como uma nação líder em termos de competitividade, com capacidade inigualável de inovar, de criar novos produtos e serviços. Suas empresas e universidades estão muito à frente em pesquisas e desenvolvimento.
Um dos ícones representativos dessa capacidade norte-americana é certamente, Steve Jobs, que dispensa maiores apresentações. O livro Steve Jobs em 250 Frases de Alan Ken Thomas retrata essa característica, pela ótica de uma das pessoas mais cultuadas na tecnologia da informação:

Sobre Liderança

·         Minha função não é ser indolente com as pessoas. Minha função é torná-las melhores.

·         Acredito muito em oportunidades iguais, em contraste com resultados iguais. Não acredito em resultados iguais, porque infelizmente a vida não é assim. Seria muito sem graça se fosse.(Computerworld Smithsonian Awards, em 1995).

·         Meu exemplo para negócios é a banda The Beatles. Eles eram quatro caras que mantinham as tendências negativas dos outros sob controle. Eles equilibravam uns aos outros, e o total era maior que a soma das partes. É assim que vejo os negócios: grandes coisas nunca são feitas por uma única pessoa, são feitas por uma equipe. (60 minutes, 2003).


Falando em Inovação

·         A inovação distingue um líder de um seguidor.

·         Não tem a ver com a cultura pop, não tem a ver com enganar as pessoas, não tem a ver com convencer as pessoas a querer algo que não querem. Nós descobrimos o que queremos. (Fortune, 2008).

·         É muito difícil criar produtos baseando-se em discussões em grupo. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que se mostre a elas. (BusinessWeek, 1998).

·         Inovação não tem nada a ver com quantos dólares são dedicados a pesquisas e desenvolvimento. Quando a Apple apareceu com o iMac, a IBM estava gastando pelo menos cem vezes mais em pesquisas e desenvolvimento. Não tem nada a ver com dinheiro. Tem a ver com as pessoas que temos, como nos conduzimos e o quanto entendemos do assunto. (Fortune, 1998).

·         Se você é um carpinteiro e está fazendo uma bela cômoda, não vai usar um pedaço de compensado na parte de trás, mesmo que fique virada para a parede e que nunca ninguém verá. Você sabe que está lá, então vai usar um bom pedaço de madeira na parte de trás. Para que você durma bem à noite. 
      A estética e a qualidade têm de ser levadas até o fim.


E sobre Motivação

·         Porque sou o CEO e acho que pode ser feito(Sobre por que ele decidiu ignorar os engenheiros que achavam que o iMac não era factível. Time, 2005).

·         Sempre que fazemos alguma coisa intensamente por um período, temos de desistir de outras vidas que poderíamos estar vivendo. É preciso ter uma visão extremamente focada se quisermos realizar qualquer coisa significativa. Especialmente se o desejo não é ser um homem de negócios, mas uma pessoa criativa. (Esquire, 1986).

·         Lembrar que vamos morrer é o melhor jeito que conheço para evitar a armadilha de pensar que temos algo a perder. Já estamos nus. Não há motivo para não seguir seu coração.

·         Por que música? Bem, amamos música e é sempre bom fazer algo que se ama. (Apresentando o primeiro iPod, 2001).


Nota: Baseado no artigo publicado pela revista Liderança







                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo: