Os Estados Unidos ainda
será visto, por um longo tempo, como uma nação líder em termos de
competitividade, com capacidade inigualável de inovar, de criar novos produtos
e serviços. Suas empresas e universidades estão muito à frente em pesquisas e
desenvolvimento.
Um dos ícones representativos dessa
capacidade norte-americana é certamente, Steve Jobs, que dispensa maiores
apresentações. O livro Steve
Jobs em 250 Frases de Alan
Ken Thomas retrata essa característica, pela ótica de uma das pessoas mais
cultuadas na tecnologia da informação:
Sobre Liderança
· Minha função
não é ser indolente com as pessoas. Minha função é torná-las melhores.
· Acredito
muito em oportunidades iguais, em contraste com resultados iguais. Não acredito
em resultados iguais, porque infelizmente a vida não é assim. Seria muito sem
graça se fosse.(Computerworld Smithsonian Awards, em 1995).
· Meu exemplo
para negócios é a banda The Beatles. Eles eram quatro caras que mantinham as
tendências negativas dos outros sob controle. Eles equilibravam uns aos outros,
e o total era maior que a soma das partes. É assim que vejo os negócios:
grandes coisas nunca são feitas por uma única pessoa, são feitas por uma
equipe. (60 minutes, 2003).
Falando em Inovação
· A inovação
distingue um líder de um seguidor.
· Não tem a
ver com a cultura pop, não tem a ver com enganar as pessoas, não tem a ver com
convencer as pessoas a querer algo que não querem. Nós descobrimos o que
queremos. (Fortune, 2008).
· É muito
difícil criar produtos baseando-se em discussões em grupo. Muitas vezes, as
pessoas não sabem o que querem até que se mostre a elas. (BusinessWeek,
1998).
· Inovação não
tem nada a ver com quantos dólares são dedicados a pesquisas e desenvolvimento.
Quando a Apple apareceu com o iMac, a IBM estava gastando pelo menos cem vezes
mais em pesquisas e desenvolvimento. Não tem nada a ver com dinheiro. Tem a ver
com as pessoas que temos, como nos conduzimos e o quanto entendemos do
assunto. (Fortune, 1998).
· Se você é um
carpinteiro e está fazendo uma bela cômoda, não vai usar um pedaço de
compensado na parte de trás, mesmo que fique virada para a parede e que nunca
ninguém verá. Você sabe que está lá, então vai usar um bom pedaço de madeira na
parte de trás. Para que você durma bem à noite.
A estética e a
qualidade têm de ser levadas até o fim.
E sobre Motivação
· Porque sou o
CEO e acho que pode ser
feito. (Sobre por que ele decidiu ignorar os engenheiros que
achavam que o iMac não era factível. Time, 2005).
· Sempre que
fazemos alguma coisa intensamente por um período, temos de desistir de outras
vidas que poderíamos estar vivendo. É preciso ter uma visão extremamente focada
se quisermos realizar qualquer coisa significativa. Especialmente se o desejo
não é ser um homem de negócios, mas uma pessoa criativa. (Esquire,
1986).
· Lembrar que
vamos morrer é o melhor jeito que conheço para evitar a armadilha de pensar que
temos algo a perder. Já estamos nus. Não há motivo para não seguir seu coração.
· Por que
música? Bem, amamos música e é
sempre bom fazer algo que se ama. (Apresentando o primeiro
iPod, 2001).
Nota: Baseado no artigo publicado pela revista Liderança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este artigo: