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sábado, 16 de fevereiro de 2013

Profissionais do "outro mundo"


O mundo corporativo tal qual o conhecemos está entrando em colapso... Silenciosamente. 

Todas as inovações tecnológicas que nos chegam são impassíveis e incapazes de acelerar o processo de transformação das organizações. A tecnologia simplesmente não está resolvendo a falência do sistema corporativo predominante. Ainda não eliminou a figura do executivo “engravatado” sempre com o celular na mão e a xícara de café sobre a mesa. Não conseguiu extinguir as baias e a verticalização das hierarquias. 
O impacto da era digital nas organizações está sendo devastador. 

Áreas e departamentos são sistematicamente afetados por essa avalanche digital que vem esmagando carreiras, competitividade, relevância de marcas e market share

Qual é o departamento em sua empresa que não sofreu tais impactos?

Um recente estudo anunciado pela divisão de consultoria da IBM, companhia de tecnologia, realizado com mais de 1.700 executivos CMOs, contemplando 19 segmentos de mercado de 64 países, incluindo o Brasil, revela que a maioria dos profissionais reconhece que existe uma mudança no setor, mas não se sente preparada para gerenciar esta transformação relacionada.

No Brasil, foram ouvidos 56 profissionais da área de marketing. 
Os resultados no país foram similares à amostra global, mas, segundo a empresa, os CMOs brasileiros se preocupam com a necessidade de investir em tecnologia: 91% contra 73% dos outros países. 
Os executivos consultados também indicaram maior interesse no uso de recursos de análise de dados para lidar com o volume de informações: 80%, contra 65% da amostra mundial.
Se em Marketing as coisas estão assim, imagine em outras áreas como Logística e Distribuição, R&D e Pesquisa. 

Executivos, de todas as áreas, foram treinados para seguir procedimentos, processos e fluxos e, a ter controle sobre tudo.
Por outro lado, as redes sociais transformaram de maneira rápida e irreversível a relação entre marcas e pessoas; e os tradicionais executivos não estavam preparados para esta mudança. 
As pessoas são peças-chave para a obtenção do sucesso ou do fracasso de uma marca, produto ou serviço. 
Negar esse fato é algo totalmente fora do script. 

Aliás, não há mais script, já que todas as regras e paradigmas foram quebrados.

Alguns números da pesquisa: 
  • 68% dos executivos alegaram falta de prontidão para lidar com as mídias sociais 
  • 71% manifestaram dificuldade de lidar com a explosão de dados 
  • 65% observaram o aumento de canais e dispositivos de comunicação com o mercado
  • 63% apontaram mudanças de comportamento dos consumidores 
  • 57% concordam com a perda de fidelização às marcas
  • 56% têm dificuldades em (com)provar o ROI  
  • 28% deles consideram importante melhorar sua competência técnica nos próximos anos
  • 25% pretendem melhorar seu conhecimento em mídias sociais.
  • 63% acredita que o ROI será a sua principal ferramenta de avaliação das estratégias e atividades de marketing a partir de 2015.
Conclusão
Resiliência e capacidade de adaptação são fatores imprescindíveis, neste momento, para organizações e executivos.
A perspectiva levantada por esses números, por si só, já é bastante preocupante, pois evidenciam um total descompasso entre o mundo dentro e fora das organizações.
Por isso, grande parte das atuais estruturas corporativas está em colapso, especialmente pela falta de processos de trabalho adequados às novas demandas dos consumidores, que possuem novos hábitos de consumo de mídia e, consequentemente, novas relações com as marcas, produtos e serviços. 


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