E-mail corporativo não envia só informações importantes sobre os negócios da empresa ou do seu departamento. O bom uso dessa ferramenta diz muito sobre o remetente da mensagem e transmite ao destinatário impressões sobre a personalidade de quem envia o e-mail.
Tudo o que está vinculado ao profissional no ambiente de trabalho o
representa, por isso é importante sempre que se passe uma imagem de
credibilidade e comprometimento.
Veja abaixo algumas dicas importantes:
1.
E-mail corporativo é só para assuntos profissionais
Assim como as demais
ferramentas de trabalho, o e-mail corporativo deve ter uso restrito para
assuntos profissionais. Se o assunto for pessoal, deve ser utilizado endereço
de e-mail particular.
2.
Seja objetivo
A sugestão nem sempre é
lembrada na hora de explicar um assunto delicado ou descrever um procedimento de
trabalho. E-mails claros e objetivos são mais eficazes e evitam o desperdício
de tempo.
3.
Campo Assunto
Deve descrever com
clareza e objetividade o conteúdo do e-mail. Ele deve ser um micro resumo do
assunto que será tratado.
4. Destinatários
Existe diferença entre os
campos para destinatários da mensagem:
a. No campo PARA estão as pessoas
diretamente afetadas com a mensagem, aqueles que de fato podem resolver o
assunto descrito no conteúdo do e-mail.
b. No campo CC estão aqueles que
simplesmente precisam estar cientes do assunto.
c. E o campo CCO deve ser usado no
envio de mensagens para grupos distintos, onde o destinatário não precisa saber
que outras pessoas receberam a mensagem.
Essa ação evita que os endereços de seus contatos sejam usados em listas de envio de e-mail que eles não pediram para participar.
Essa ação evita que os endereços de seus contatos sejam usados em listas de envio de e-mail que eles não pediram para participar.
Esses campos só deverão ser preenchidos após revisão do texto. É a última
ação antes do envio. Não é raro acontecer um clique acidental de envio quando a
mensagem ainda não foi concluída ou revisada.
5.
Conteúdo
a.
A mensagem
Deve ser simples, respeitosa, amigável e agradável.
Nunca exigente, seca ou lacônica. Observe as regras básicas de boas maneiras ao
se dirigir às pessoas que você não conhece ou não são das suas relações de
negócios, utilize Sr., Sra., Dr., Dra.
A comunicação profissional deve ser clara e sem
abreviações. Isso significa que o uso de “vc”
para “você” ou “qdo” para “quando”, por
exemplo, deve ser evitado.
b.
Cuidado com os enfeites
Em e-mails profissionais, não caia na tentação do uso
de
emoticons, variações de estilos e cor de fonte ou papel de carta para e-mail - podem afetar a percepção do destinatário sobre a credibilidade e profissionalismo de quem escreveu o e-mail. Da mesma evite o uso de letras maiúsculas que podem dar a impressão que o remente está gritando. Discrição, bom senso e elegância são uma boa pedida.
emoticons, variações de estilos e cor de fonte ou papel de carta para e-mail - podem afetar a percepção do destinatário sobre a credibilidade e profissionalismo de quem escreveu o e-mail. Da mesma evite o uso de letras maiúsculas que podem dar a impressão que o remente está gritando. Discrição, bom senso e elegância são uma boa pedida.
c.
Erros de Português
Como em qualquer outro texto, a capacidade de escrita
do profissional está sendo analisada no e-mail, por isso a necessidade de
sempre respeitar as regras gramaticais e o uso de vírgulas. O uso coloquial do
português (“Prezados Senhores”, “para vossa apreciação”) nem sempre cai bem em
uma mensagem relacionada à rotina de trabalho e gírias e palavrões estão
proibidos em e-mails profissionais.
6.
Finalização da mensagem
a. No caso de finalizar uma mensagem, “abraços” ou “abs” e “beijos” ou “bjo” não são adequados e devem ficar
estritos ao circulo pessoal. Uma forma de cumprimento mais simples como “obrigado (a)” é o mais indicado. Se estiver
tratando com clientes e fornecedores expressões como “Cordialmente,
Atenciosamente, Grato pela atenção” são mais adequadas.
7.
Cuidado com o botão “Enviar”
Revise as informações
para ter certeza de que elas serão enviadas da forma desejada e para o
destinatário correto.
Lembre-se de preencher o
endereço do destinatário após ter revisado a sua mensagem.
8.
Despedida
A saída de uma empresa pode ser um momento delicado
para o profissional e o ideal é evitar se expor demais por e-mail. Deixar os
contatos, ser conciso e não demonstrar ressentimentos mantém o networking e
evita desgastes.
É de bom tom também mandar
um e-mail geral e não apenas para algumas pessoas, assim como não sair sem se
despedir. No caso de profissões da área comercial ou de contato direto com
clientes, vale também consultar a chefia para se despedir e indicar quem
assumirá o lugar.
9.
Respondendo e-mail
O e-mail é hoje a mais
importante ferramenta de comunicação corporativa. Entretanto pode tornar-se um
obstáculo quanto á administração do tempo e a concentração nas tarefas do dia.
Estabeleça horários para
checar a caixa de entrada, (no primeiro horário da manhã, após o intervalo do
almoço etc) sempre respondendo as mensagem que exigem maior urgência.
Portanto, cheque
regularmente sua caixa e tome muito cuidado com recursos como auto arquivamento
por remetente. Você pode estar perdendo informações valiosas, alguma
solicitação urgente de trabalho de seu superior, que se não cumprida,
seguramente vai pesar na sua avaliação.
Ao responder, observe com
cuidado para quem deve ser dirigida a resposta, principalmente se houverem
outros destinatários envolvidos. Dirija a resposta para quem enviou o e-mail.
Muitas vezes, pode não ser conveniente Responder
para Todos, um assunto que diz
respeito somente a você e ao seu superior imediato.
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